sexta-feira, 11 de maio de 2007

METAMORFOSE


Ontem eu estava pensando no que escrever, enquanto buscava algumas imagens para colocar aqui no blog.

Sempre que escrevo algo gosto de ilustrar o texto com alguma imagem que faça referência ao assunto.

Muitas vezes, nesta busca, é que ocorre o que irei escrever nos dias de total falta de inspiração. E este foi o caso de ontem.

Sou apaixonada por borboletas. A minha próxima tatoo já está decidida: será uma borboleta( só não defini ainda se no pescoço ou nas costas).

Mas pensando em borboleta, me detive em todo o processo de transformação da larva até se tornar uma borboleta.

Todo este processo da metamorfose podemos empregar em nossa vida. E por causa de toda esta transformação pela qual a larva passa até tornar-se borboleta, acabou tornando-se um símbolo muito significativo no estudo da alma humana.

Todos trazemos dentro de nós a possibilidade desta metamorfose tal qual a borboleta.

Revendo cada estágio podemos refletir a respeito.

O que seria o casulo em nossa vida? Seria tudo aquilo que nos prende. Podemos estar presos ao passado, a uma vida monótona, a um trabalho massante, a pessoas que só nos arrastam para o precipício, a relacionamentos falidos...

O que precisamos para sair deste "casulo" é coragem de encarar os desafios, encarar nossos medos, encarar a solidão que possamos de alguma forma estar sentindo, coragem de arriscar, de acreditar no futuro e não temê-lo.

Quando deixamos que este medo paralise nossas ações, impedimos que o novo se instale.Impedimos o nosso crescimento pessoal e espiritual.Sabemos que no centro de tudo isso está simplesmente a insegurança. Insegurança...o medo de passar a ter responsabilidade sobre si e sobre seus atos.

Quando conseguimos tomar as rédeas da nossa vida, passamos a compreender o paradoxo que é a vida e a morte. Que se repete continuamente em todo o processo doloroso.

Assim como a larva que se fecha no casulo e passa o tempo necessário para emergir como borboleta, precisamos do tempo necessário para nos livrar de tudo aquilo que nos tornam "larvas". Para isso precisamos muitas vezes nos fechar em nossa solidão, refletir sobre tudo o que é necessário e desnecessário em nossa vida. Refletir se todas as atitudes que estamos tomando estão fazendo alguma diferença para o nosso crescimento.

Algumas transformações são dolorosas, principalmente quando precisamos aprofundar em nossa solidão.

A solidão assusta e o que queremos mesmo é fugir dela. Masacredito que somente através dela podemos entender o que realmente se passa conosco.

Podemos compreender nossos erros. Nossos defeitos e a partir de então buscar o caminho da mudança. Ou seja, sair do casulo e nos trasnformamos em lindas borboletas.

Porém, não podemos adiantar o processo. Tudo ocorre no tempo certo, assim como a transformação da lagarta em uma delicada borboleta.

Por mais dolorido que seja o processo, temos que deixar nossas asas ficarem fortes. Fortes para nos sustentar em nossos vôos e leves de todas aquelas amarras que nos prendiam.

Se conseguirmos passar por todo este processo de transformação, desta metamorfose, iremos aprender a crer na vida.

Aprenderemos que todo processo de transformação pode ser dolorido, mas as recompensas serão maiores.

Metaforicamente falando, o simbolismo que envolve a borboleta, expressa a saída do túmulo - o casulo - para a vida - a borboleta.

É o renascimento.

O nosso renascimento está em nossa atitude de mudar, de transformar tudo o que nos faz mal em algo que irá nos fazer bem. Na tristeza em felicidade. A insegurança em segurança....

Não são todos que conseguem passar por todo esta "metamorfose", mas os que conseguem se tornam heróis de si mesmo.

9 comentários:

Kall disse...

Prima desde que me falou que ia falar sobre a borboleta fiquei esperando e com anciedade...pois sabia que iria arrazar...rs
To aqui parada olhando essa linda foto e suspirando pois qdo resolvi criar outro blog erz exatamente isso que queria "O nosso renascimento está em nossa atitude de mudar, de transformar tudo o que nos faz mal em algo que irá nos fazer bem. Na tristeza em felicidade. A insegurança em segurança....
e como coloquei no blo sobre" BORBOLETA: É sensível, leve, livre. Tendo saído da lagarta para o casulo e deste para sua face adulta atual de borboleta, representa o desenvolvimento, a conquista da maturidade e da identidade, de maneira própria de ser, após superar a fase de aparente crise e retrocesso do casulo."
Por isso sei que essa transformação nos é necessaria diaraimante e em todos os sentindos.
Prima essa sua volta esta deliciosa sabia...bem sou suspeita mas amooooo te ler.
Bjoss borboletinha querida e que seu dia das mães seja super especial ao lado dos que ama.
Bjossssssss enormessss.

Kal-El disse...

Miga, Ninha, é como eu digo sempre, essa incessante busca da transformação de nós mesmos. Temos que buscar o algo melhor, o despojamento das cascas grosseiras. Comigo é o ato de tirar o paletó e voar aos céus, de capa. Mas por dentro, nos tornarmos úteis, nao apenas uma borboleta formosa, mas algo útil e responsável, diante do poder de nos tornarmos super-heróis. Bjão e parabéns pelo texto inspirador.

Same disse...

Aninha,

Que coisa mais edificante..
Maravilhoso o seu post.
Obrigada por nos fazer refletir com profundidade sobre a importância do auto-conhecimento.
Só a vontade de mudança é que pode fazer as importantes transformações em nossas vidas.
Beijo carinhoso.
Bom começo de semana.

Beta disse...

Só mesmo com força de vontade e derminação podemos mudar...e isso não está faltando para mim neste momento.
Como você mesma disse, serei como a Fênix...renascerei das cinzas...
Belíssimo texto, muitos beijos e boa semana.

Rosangela disse...

Começando pela imagem linda...e o texto maravilhoso, nos leva a uma reflexão interior, averiguando as fases de nossa vida...
Gostei de tudo por aqui e com certeza voltarei mais vezes...
Beijos...

Debson Luís disse...

Olá, Ana! Que alegria retornar aqui, depois de muito tempo de ausência, e ver que vc segue escrevendo para a nossa felicidade! Não sei se vc tem ido ao Manifesto. Ultimamente, até que tenho postado algumas coisas lá, mas agora resolvi mudar de ramo, rs. Criei um blog para falar de música. Quando puder, faça uma visitinha! O endereço é: musiknonstop.zip.net. No mais, espero que esteja tudo bem por aí! Grande bjo!

Kall disse...

prima passando aqui paraeeixar beijo e tirar o pozinho kkkkkkkkk

Bruno disse...

adivinha quem resolveu fazer uma visitinha???...hehehe. Atualiza isso, owww...rrss

barb michelen disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is