sábado, 5 de novembro de 2005

UM RECADO

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:consolar, que ser consolado;compreender, que ser compreendido;amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

*******************

Como podem perceber,comecei diferente o post de hoje.

Acho linda esta oração de São Francisco e queria compartilhar com todos, principalmente com uma pessoa que sei que me descobriu e desde então visita o meu blog diariamente: Vera ( minha irmã ).

Confesso que, ontem, ao saber que você havia me descoberto através do orkut fiquei bastante apreensiva e não foi a melhor sensação que tive nos últimos tempos.E acredito que você ache compreensível depois de tudo o que aconteceu e principalmente depois do que a sua mãe fez com a minha.

Gostaria de acreditar que tudo o que você falou com a minha amiga fosse verdade.

Gostaria de acreditar que realmente exista um sentimento bom dentro do seu coração no que diz respeito a mim e à minha mãe.

Gostaria de acreditar que você não compactua com o que tem acontecido.

Não entendo quando diz que tentou entrar em contato comigo e eu não respondi. Quando foi isso? Se você teve acesso ao meu orkut, se você teve acesso ao meu e-mail, não entendo como pode ter dito a ela que eu não te respondi. Respondo a todos que entram em contato comigo. Mas se você quer realmente falar conosco, mande-me um e-mail. Não tenha receio.

Ontem, realmente, fiquei abalada ao saber que você me acompanhava aqui no blog. Ao me deitar, orei e pedi serenidade para conseguir compreender a situação. Pedi a Deus forças para não sucumbir diante daquilo que estava sentindo no momento. Pedi a Deus paz no meu coração para que assim pudesse pensar com clareza sobre tudo.

Havia combinado com a minha amiga de deixar o assunto morrer, mas algo me diz que precisamos mesmo ter esse contato senão a vida não nos colocaria novamente uma no caminho da outra. Ela é cheia de sinais e devemos prestar atenção neles.

Você me encontrou através deste mundo virtual, conheceu uma grande amiga minha de infância e através de você ela entrou em contato comigo. Algo conspira. Então precisamos saber o que a vida está querendo nos dizer.

A internet tem sido um canal por onde tenho recebido muitos sinais e mensagens, uma delas, do nosso pai ( a qual tive confirmação há alguns dias atrás).

Enfim Vera, se você realmente deseja entrar em contato conosco, mande um e-mail, deixe um recado no orkut e se deixar aqui no blog, deixe seu e-mail.Veja a maneira como você prefere e assim poderei responder.

quarta-feira, 2 de novembro de 2005

MONTANHA-RUSSA


Dormi mal.

Seis da manhã já estava fora da cama. Precisava fazer alguma coisa para não ficar pensando naquelas palavras de ontem. Lavei quintal, móveis, grades, arrumei a casa e de nada adiantava. Elas ficavam martelando, martelando.

Tentei ler....reli várias vezes um mesmo capítulo, nada era absorvido.

Tentei dormir...revirava o tempo todo.

Confesso, aquela conversa me chateou e mexeu muito comigo. Cheguei a ficar magoada, mas a mágoa não nos faz bem. Tento ser altruísta e limpar meu coração de qualquer sentimento de mágoa que nele possa querer se instalar.

Não, não deixarei que se instale, por isso a melhor maneira de desafogar isso que está aqui dentro, me sufocando,doendo, é escrever.

Como sempre é através da escrita que consigo perceber melhor aquilo que estou sentindo. Tento organizar minhas idéias tão desordenadas.

Li uma frase que acredito caber perfeitamente nesse momento: "Aprendi que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer sobre."

A vida é realmente como uma montanha-russa,numa hora estamos subindo, subindo, eufóricos e de repente descemos bruscamente, sentindo aquele frio na barriga. Eu não gosto de montanha-russa, não quero me sentir em uma e ontem senti esse frio na barriga.

Tenho percebido que ainda preciso aprender muito. Deixar de ser ingênua, achando que ao ser sincera as situações podem ser mais fáceis.

Um dia aprendo a prestar mais atenção no meu sexto sentido e quando ele me avisar que algo irá acontecer, tentarei evitar.

Às vezes brinco dizendo que tenho uma missão, ajudar as pessoas, recuperá-las, ajudá-las a enxergar que a vida tem muito a oferecer e quando elas conseguem, minha missão acabou.É hora de bater em retirada. Assim evitaria algumas consequências.

A vida é engraçada mesmo...

Não, na verdade ela não é engraçada, nós é que fazemos dela um circo.

E mais uma vez digo:como as palavras têm poder. É incrível como elas podem mudar uma situação de uma hora pra outra.

Sintonia, afinidade pode não ser tudo. Respeito, carinho e sinceridade também. Como sou tola, achava que tudo isso fazia diferença!

Algumas pessoas acham que certas atitudes que tomam irão evitar que o outro se magoe, mas inconscientemente está fazendo exatamente o contrário.

É, muitas vezes magoamos o outro sem saber.

Mas tenho aprendido dia após dia que a mágoa é um sentimento ruim, que só prejudica a nós mesmos, por isso não quero mais sentir isso e por isso precisava mesmo escrever.Acredito que é desta forma que Deus me inspira, sempre me sinto melhor depois disso.

Sei que amanhã é um novo dia, o sol brilhará novamente, novas experiências e sempre um novo aprendizado.

A mágoa que estava se instalando está sendo dizimada. Nada como fazer da escrita uma terapia e perceber que nossos problemas são tão pequenos e não precisam tomar as proporções que costumam tomar quando não aprendemos a lidar com eles.

Quero meu coração leve, sem ressentimentos, sem dor, porque a vida é para ser vivida da melhor forma e quando nos apegamos a sentimentos pequenos, acabamos deixando de viver. E a vida pulsa dentro de mim.

Não quero perder aquilo que me fez tão bem durante os últimos tempos, mas guardarei na lembrança todos os momentos. Quero que seja feliz, assim como eu também serei. Afinal, como escrevi anteriormente a felicidade não está no outro e sim dentro de nós mesmos.

terça-feira, 1 de novembro de 2005

DA FANTASIA AO ENRIQUECIMENTO PESSOAL, VIROU SAMBA DO CRIOULO DOIDO...

Estava a pouco pensando no que escrever e a princípio me veio o tema fantasias. A idéia foi tomando corpo depois de ler um artigo, mas me levou a pensar nas minhas experiências e em tudo que me trouxe enriquecimento pessoal.

O que uma coisa tem a ver com a outra? De uma certa forma são interligadas, porque quando nos falta essas vivências que nos trarão algo enriquecedor, acabamos fantasiando e supervalorizando situações que não aconteceram.

Meio complicado?Talvez hoje não esteja sendo muito clara, mas continuando...

Voltando as experiências de vida, muitas delas podem estar carregadas de sofrimento, mas elas nos enriquecem porque acumulamos informações que se soubermos,tivermos condições, podemos tirar grandes lições.Por exemplo, a saudade.

A saudade pode ser uma lembrança dolorosa mas com ela podemos aprender a valorizar aquilo que é bom ou não para nós. Aprendemos o que foi importante ou quem foi importante em nossa vida. E a partir dela nos tornamos capazes de identificar e evitar perder aquele ou aquilo que tenha passado em nossa vida e que deixamos partir (ou perdemos) por imaturidade, ignorância ou incapacidade de dar o devido valor.

Por isso digo que a dor pode ser um aprendizado.Muitas vezes aprendo mais com ela do que com as alegrias.

As lembranças podem nos ajudar a evitar cometer os mesmo erros. Nos ajudar a fazer as escolhas corretas, os caminhos que devemos seguir, evitando dores pelas quais já passamos.

Na teoria tudo é muito fácil, a prática se mostra muitas vezes completamente diferente. Eu mesma digo a mim mesma ,depois de uma experiência ruim, que nunca mais seguirei aquele caminho e quando me dou conta já estou seguindo a mesma estrada.

Ilusões...muitas vezes sofremos pelo que nem chegou a acontecer. Imaginamos oportunidades perfeitas, mas que por algum motivo perdemos ou ainda lamentamos um encontro com aquela pessoa tão especial que de certa forma se perdeu no caminho e acreditamos nunca mais encontrar alguém à altura. Com isso vamos nos aprisionando às ilusões e perdemos a oportunidade de encontrar no real algo ou alguém que passará a nos enriquecer com novas experiências.Podem não ser da grandeza de nossos sonhos, mas serão reais, e aí está toda a diferença.

Por vezes são as faltas dessas vivências que nos levam a fantasiar e quando nos damos conta que não vale a pena supervalorizar estas situações, devemos sair dessa nostalgia sem tentar repreduzi-las,acabamos por nos livrar e poderemos olhar para o futuro.

O que nos leva muitas vezes a nos apegar a estas lembranças, sonhos,ilusões, fantasias, seja lá qual nome damos, é simplesmente o medo do desconhecido.

Olhar a vida de frente, com coragem de encarar os nossos temores, nos dará confiança e esperança de que podemos mudar nossos caminhos. Escolhê-los da melhor forma nos enriquecerá e descobriremos que podemos encontrar a felicidade. Mas precisamos, antes de tudo, nos darmos conta que a felicidade não está em alguém ou em algo mas sim dentro de nós. É preciso apenas nos conhecer e descobrir que passamos tanto tempo em busca dela e ela está alí, ao nosso alcance, mas vivemos na ilusão de que está tão longe e difícil de se conquistar.

E assim seguimos pela vida: passando por novas experiências, todos os dias nos enriquecendo,seja com experiências boas ou ruins, com saudades ou com ilusões....mas vivendo.