sexta-feira, 11 de maio de 2007

METAMORFOSE


Ontem eu estava pensando no que escrever, enquanto buscava algumas imagens para colocar aqui no blog.

Sempre que escrevo algo gosto de ilustrar o texto com alguma imagem que faça referência ao assunto.

Muitas vezes, nesta busca, é que ocorre o que irei escrever nos dias de total falta de inspiração. E este foi o caso de ontem.

Sou apaixonada por borboletas. A minha próxima tatoo já está decidida: será uma borboleta( só não defini ainda se no pescoço ou nas costas).

Mas pensando em borboleta, me detive em todo o processo de transformação da larva até se tornar uma borboleta.

Todo este processo da metamorfose podemos empregar em nossa vida. E por causa de toda esta transformação pela qual a larva passa até tornar-se borboleta, acabou tornando-se um símbolo muito significativo no estudo da alma humana.

Todos trazemos dentro de nós a possibilidade desta metamorfose tal qual a borboleta.

Revendo cada estágio podemos refletir a respeito.

O que seria o casulo em nossa vida? Seria tudo aquilo que nos prende. Podemos estar presos ao passado, a uma vida monótona, a um trabalho massante, a pessoas que só nos arrastam para o precipício, a relacionamentos falidos...

O que precisamos para sair deste "casulo" é coragem de encarar os desafios, encarar nossos medos, encarar a solidão que possamos de alguma forma estar sentindo, coragem de arriscar, de acreditar no futuro e não temê-lo.

Quando deixamos que este medo paralise nossas ações, impedimos que o novo se instale.Impedimos o nosso crescimento pessoal e espiritual.Sabemos que no centro de tudo isso está simplesmente a insegurança. Insegurança...o medo de passar a ter responsabilidade sobre si e sobre seus atos.

Quando conseguimos tomar as rédeas da nossa vida, passamos a compreender o paradoxo que é a vida e a morte. Que se repete continuamente em todo o processo doloroso.

Assim como a larva que se fecha no casulo e passa o tempo necessário para emergir como borboleta, precisamos do tempo necessário para nos livrar de tudo aquilo que nos tornam "larvas". Para isso precisamos muitas vezes nos fechar em nossa solidão, refletir sobre tudo o que é necessário e desnecessário em nossa vida. Refletir se todas as atitudes que estamos tomando estão fazendo alguma diferença para o nosso crescimento.

Algumas transformações são dolorosas, principalmente quando precisamos aprofundar em nossa solidão.

A solidão assusta e o que queremos mesmo é fugir dela. Masacredito que somente através dela podemos entender o que realmente se passa conosco.

Podemos compreender nossos erros. Nossos defeitos e a partir de então buscar o caminho da mudança. Ou seja, sair do casulo e nos trasnformamos em lindas borboletas.

Porém, não podemos adiantar o processo. Tudo ocorre no tempo certo, assim como a transformação da lagarta em uma delicada borboleta.

Por mais dolorido que seja o processo, temos que deixar nossas asas ficarem fortes. Fortes para nos sustentar em nossos vôos e leves de todas aquelas amarras que nos prendiam.

Se conseguirmos passar por todo este processo de transformação, desta metamorfose, iremos aprender a crer na vida.

Aprenderemos que todo processo de transformação pode ser dolorido, mas as recompensas serão maiores.

Metaforicamente falando, o simbolismo que envolve a borboleta, expressa a saída do túmulo - o casulo - para a vida - a borboleta.

É o renascimento.

O nosso renascimento está em nossa atitude de mudar, de transformar tudo o que nos faz mal em algo que irá nos fazer bem. Na tristeza em felicidade. A insegurança em segurança....

Não são todos que conseguem passar por todo esta "metamorfose", mas os que conseguem se tornam heróis de si mesmo.