sábado, 11 de março de 2006

QUE PAÍS É ESTE???


Cada vez que ligo a TV e me deparo com a notícia de mais uma invasão dos integrantes do MST fico revoltada. Há muito tempo, penso eu, que o movimento perdeu o seu sentido.O que vejo é um bando de desordeiros que através da força, das invasões, tentam nos empurrar goela abaixo de que este é um movimento sério.

Me revolta assistir estas invasões e ver toda a depredação que estes baderneiros fazem. O rastro de destruição que deixam pelo caminho e esta nova invasão acontecida no laboratório da Aracruz, no sul do país, é mais uma mostra do absurdo que tornou-se o movimento.

Ok, existe todo um problema ecológico por causa do deserto verde que a monocultura do eucalipto pode gerar. Mas pelo amor de Deus, eles destruiram mais de 20 anos de estudos, destruiram equipamentos, estufas...você pode não concordar comigo, mas pra mim nada justifica tal ato. Seja ele num laboratório,seja numa fazenda.

Não concordo com a forma como este movimento age. Eles querem notoriedade, não querem apenas terra, são guerrilheiros e não trabalhadores rurais como se denominam. Sabemos de várias estórias onde trabalhadores rurais do movimento são contemplados com seu pedaço de terra mas logo voltam para "batalha" após venderem aquilo que eles lutaram para conseguir.

Oras, se lutou pelo pedaço de terra e esta era a intenção da sua luta, por que vender e voltar pra estrada, pro movimento? Eu respondo: ser integrante do movimento virou meio de vida. Há muito tempo deixou de ser apenas uma ideologia, uma luta por seus direitos. Eles dizem que ainda lutam por algo, mas que algo é este?

Estes baderneiros podem invadir terras, ferir pessoas, matar, depredar, mas se tocar num fio de cabelo deles o mundo cai em cima. Não aceito isso. É a mesma coisa quando um bandido mata, estupra, seja lá o que ele fizer, e se o "coitadinho" levar um arranhão aparecem os Direitos Humanos para cuidar da integridade deles. E a vítima? E a família da vítima? Nunca ouvi dizer de alguém dos direitos humanos comparecer ao lado deles e lutar por seus direitos, por justiça. Me pergunto muitas vezes que justiça é essa? E é assim que vejo um pouco esse movimento. Pintam e bordam e seus líderes estão por aí, soltos ou então viram heróis, quando são presos por algum tempo.

Entrei no site do MST e peguei algumas frases no texto em que eles explicam quem são:

"Sem Terra tornou-se nome próprio. Nome de trabalhadores organizados lutando pela Reforma Agrária e para transformar a sociedade." >>>>> Eu digo: transformar a sociedade numa baderna.

"Sem Terra tornou-se sinal do resgate da dignidade de trabalhadores e trabalhadoras chamados vagabundos...Tornou-se, por causa do MST, um cidadão respeitado..." >>>>Eu pergunto: É desta forma , não como vagabundos, mas como baderneiros, que estão querendo buscar respeito? Desculpem-me mas desta forma o meu respeito nunca terão.

É por isso que me pergunto tantas vezes: Que País é Este?


PS: Me desculpem aqueles que concordam com o movimento, mas da forma como eles agem realmente sou contra e hoje quis demosntrar um pouco da minha indignação.

quarta-feira, 8 de março de 2006

SER MULHER

Gostei do texto da Silvana Duboc pois ela descreve o que é ser mulher de forma completa. Por isso resolvi publicá-lo ao invés de escrever algo.

Parabéns a todas nós mulheres brilhantes e guerreiras.
************************

Ser mulher...É viver mil vezes em apenas uma vida. É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora. É estar antes do ontem e depois do amanhã. É desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos.

Ser mulher...É caminhar na dúvida cheia de certezas. É correr atrás das nuvens num dia de sol. É alcançar o sol num dia de chuva.

Ser mulher...É chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza.É acreditar quando ninguém mais acredita.É cancelar sonhos em prol de terceiros.É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...É identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa.É ser enganada, e sempre dar mais uma chance.É cair no fundo do poço, e emergir sem ajuda.

Ser mulher...É estar em mil lugares de uma só vez.É fazer mil papeis ao mesmo tempo.É ser forte e fingir que é frágil...Pra ter um carinho.

Ser mulher...É se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas.É distribuir emoções que nem sempre são captadas.

Ser mulher...É comprar, emprestar, alugar, vender sentimentos, mas jamais dever.É construir castelos na areia, vê-los desmoronados pelas águas.E ainda assim amá-los.

Ser mulher...É saber dar o perdão... É tentar recuperar o irrecuperável.É entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.

Ser mulher...É estender a mão a quem ainda não pediu.É doar o que ainda não foi solicitado.

Ser mulher...É não ter vergonha de chorar por amor.É saber a hora certa do fim.É esperar sempre por um recomeço.

Ser mulher...É ter a arrogância de viver apesar dos dissabores,Das desilusões, das traições e das decepções.

Ser mulher...É ser mãe dos seus filhos... Dos filhos de outros.É amá-los igualmente.

Ser mulher...É ter confiança no amanhã e aceitação pelo ontem.É desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos.E fincar a bandeira da conquista.

Ser mulher...É entender as fases da lua por ter suas próprias fases.
É ser "nova" quando o coração está à espera do amor.Ser "crescente" quando o coração está se enchendo de amor.Ser "cheia" quando ele já está transbordando de tanto amor.E ser "minguante" quando esse amor vai embora.

Ser mulher...É hospedar dentro de si o sentimento do perdão.É voltar no tempo todos os dias e viver por poucos instantes.Coisas que nunca ficarão esquecidas.

Ser mulher...É cicatrizar feridas de outros e inúmeras vezes deixar as suas próprias feridas sangrando.

Ser mulher...É ser princesa aos 20... Rainha aos 30...Imperatriz aos 40 e... "Especial" a vida toda.

Ser mulher...É conseguir encontrar uma flor no deserto.Água na seca... Labaredas no mar.

Ser mulher...É chorar calada as dores do mundo eEm apenas um segundo, já estar sorrindo.

Ser mulher...É subir degraus e se os tiver que descer não precisar de ajuda.É tropeçar, cair e voltar a andar.

Ser mulher...É saber ser super-homem quando o sol nasce.E virar cinderela quando a noite chega.

Ser mulher...É ter sido escolhida por Deus para colocar no mundo os homens.

Ser mulher...É acima de tudo um estado de espírito.É uma dádiva... É ter dentro de si um tesouro escondido,e ainda assim dividí-lo com o mundo!

Silvana Duboc