sábado, 8 de julho de 2006

CONVIVER COM A MENTIRA É SINÔNIMO DE AMOR VERDADEIRO?



Esta semana estava "zapeando" pela TV quando paro no programa "Charme" da Adriane Galisteu, e ouço a seguinte colocação de uma das convidadas: "Quando você ama mesmo, você aceita até as mentiras!".

O debate era em cima do que era amor e o grande vilão chamado traição. Foi uma pena ter pego apenas o final do debate, mas aquilo que ouvi já me deu panos pra manga para escrever pois discutiam se era melhor saber ou não se haviam sido traídos.

Um dos convidados compartilha da mesma opinião que eu. Ele dizia que preferia saber a verdade por mais que aquilo fosse lhe provocar dor e raiva, pois para ele estes sentimetos - dor e raiva - fazem parte de um relacionamento, fazem parte do amor e foi então que surgiu a tal colocação que escrevi no início do texto.

Ninguém quer que tais sentimentos façam parte de um relacionamento, mas se pararmos para pensar sem eles não existe realidade. A vida nos faz sentir dor e raiva.

Não concordo com a colocação da convidada quando diz que aceitamos as mentiras quando amamos de verdade.O que percebo aí é que as pessoas preferem viver em contos de fada e quando se deparam com a verdade, com a realidade, estas podem trazer dor e não gostamos de sentir dor, não é mesmo? Mas acho que também não podemos fugir dela eternamente.

Viver em um mundo cor de rosa, repleto de fadas, duendes, arco-íris, príncipes encantados seria muito mais cômodo e bonito. A mentira, a dor, seriam prisioneiras nas torres mais altas do castelo encantado.

Do que adianta mentir? Ela é apenas um paliativo. Um dia acordará do sonho e perceberá que viver no conto de fadas pode não ter sido a melhor opção.A dor é essencial para o nosso crescimento porque assim valorizaremos e aprenderemos com cada situação vivida.

Não quero dizer que devemos viver na dor. Por mim seria só alegria, felicidade, Paz. O que quero dizer e penso, é que não podemos deixar de senti-la, fingir que ela não existe. Deixar de viver e enxergar uma situação porque nos trará dor.Isso não.

Algumas pessoas sabem lidar bem com a mentira, mas seria muito melhor que lidassem da mesma forma com a verdade, por mais que ela doa.

Basear qualquer tipo de relacionamento em mentiras, aceitá-las de todas as formas, para mim isso não é amar de verdade, isso é ilusão.

Quem ama aceita as diferenças e aprende a conviver com elas. Eu disse diferenças e não mentiras.

Traição sempre será um assunto melindroso. Não acredito que alguém goste de ser traído, mas sabemos que acontece com mais frequência do que gostaríamos. E quando digo traição não estou apenas falando da relação homem x mulher, falo de qualquer tipo de relacionamento, seja amoroso, pessoal, profissional, enfim, traição nunca é fácil de digerir. A forma como a encaramos é que fará toda a diferença.

Já fui traída mas também já fui a outra. Ao saber da traição senti uma dor terrível, mas aprendi com ela a me tornar mais forte e até a encarar a infidelidade de outra maneira. Prefiro saber da traição pela pessoa do que por terceiros. Uma conversa nessa hora considero até importante para saber onde erramos, mas algumas vezes já faz parte da índole da pessoa trair.Virou uma mania, um jeito de ser.

Não acredito em fidelidade. Nunca traí um namorado pois quando percebo que me interesso por alguém a primeira pessoa que irá saber será o meu parceiro, tentarei entender porque desejei outro. Quando isso acontece, pelo menos comigo, é porque a minha relação não me satisfaz mais como antes.Por isso sou adepta da boa conversa sincera ( por mais que doa).

Quando fui a outra e vivi relação assim,a princípio foi muito cômodo pois não queria compromisso mas compartilhava de momentos maravilhosos com aquela pessoa. Não era um compromisso, mas sempre, de uma certa forma, me sentia compromissada pois outros não me interessavam. Só que o tiro acaba saindo pela culatra e acaba tendo um envolvimento sentimental maior do que eu esperava aí vem o vazio. Acho que este é um bom assunto para ser abordado em outros posts.

Para concluir, repetirei o que disse anteriormente: nenhum relacionamento deve ser baseado em mentiras. A dor nos faz crescer,seguirmos em frente e até nos conhecermos melhor. A verdade, por mais que doa é o melhor remédio. Não podemos acreditar que o amor convive com mentira, isso é ilusão e das grandes.

8 comentários:

Beta disse...

Bom dia....
Você disse uma grande verdade e eu concordo plenamente,mais vale uma verdade que dói,fere, causa raiva...do que uma mentira que mais na frente vai causar sentimentos piores que esses.Já passei por isso e sei o quanto é pior a mentira do que a verdade que machuca.Mas algumas pessoas são muito egocêntricas, e esquecem que do outro lado ,tem um coração com sentimentos e esquecem que eles podem sair feridos diante dessa mentira.
Boa semana,beijos.

Patty disse...

Aninha
Vc está coberta de razão, assino embaixo, mentiras não dá...Mudei de endereço, de MSN e ainda não te encontrei, saudade viu???

Um beijo e tudo de bom

Alan disse...

Oi querida...só pra registrar a passagem. Bjnhos.

Kall disse...

Prima vc falou e disseviu,aff quem diz que aceita traição na maior não tem amor proprio isso sim.
Se o amor acabou,que acabe com tudo até com o relacionamento,mas traição tb não aceito,ainda mais sabendo pela boca de 3º e geralmente é isso que acontece.
Bjo prima mocinha..rs,ta cuidando do seu canto direitnho rs.
Boa semana viu.

Kall disse...

Prima lindaaaaa,Feliz dia do amigo.
Como definir amizade?
Alguns dizem que amigo é como sol, não é preciso estar lá para saber que ele existe; que é um sentimento que não tem preço e não cobra nada em troca.
Quando podemos dizer que alguém é realmente nosso amigo? a gente percebe que o verdadeiro amigo é aquele capaz de nos acompanhar nas horas difíceis. Os outros, das horas fáceis, são apenas companheiros, que nem sempre podemos contar quando precisamos.

A amizade não tem fronteiras e pode dar muitos frutos.Amigo também tem que falar coisas ruins.
"Amigo é o irmão que a gente escolhe; é sempre o colo que a nós acolhe na hora de chorar a mágoa intensa, mas também na alegria que compensa. É um pensa uníssono, o bem querer com tato e carinho a guiar; o conselho, a concórdia, a reprovação e qualquer palavra que faz a nós chegar."
Feliz dia do amigo.Bjo meu.

Nana Atallah disse...

Concordo com você. Acho que todo mundo já passou por algo parecid um dia né?
Meu namorado já me traiu. Quando ele me contou já fazia 1 mês e meio que tinha acontecido. A desculpa foi que estava bêbado e chateado com minha atitude de ter viajado. Perdoei-o mas o que me deixou mais tristye e magoada até hoje, foi ele não ter me contado mais cedo. Talvez, se ele tivesse me contado no mesmo dia, ou no dia seguinte, a dor seria menor. Não me sentiria: "a otária" com força como me senti.
Mas agora (ainda bem) tudo já passou. Meus pais e meus amigos me deram força suficiente pra esquecer. Isso acontece mesmo. Com homem e mulher. E acredite: depois disso a gente voltou melhor do que nunca..E o maior medo dele é me perder. Parece até que cresce o sentimento. Você vê que tem valor o que têm..Alguma coisa assim.
Tem seus lados positivos. E nunca deixar de ser verdadeiro, mesmo que traia um dia!

Same disse...

Aninha,
Muito interessante essa abordagem..
Penso que a mentira nunca é uma mentira cega..em se tratando do amor, nós nos deixamos iludir até onde queremos..
Uns têm a tolerância mais curta..outros são muitooo mais tolerantes..rs
Acho que a mentira, nos dois casos, nunca deixa um saldo positivo.
Beijo carinhoso.

Lourdes Stein-Real Estate Professional disse...

Bom, primeira vez que posto alguma coisa na vida.. Neste em qualquer outro sentido que não fosse Linked In ou face book). Mas achei muito interesante o texto. E em especial me identifico com parte dele.
" como este: Basear qualquer tipo de relacionamento em mentiras, aceitá-las de todas as formas, para mim isso não é amar de verdade, isso é ilusão."""
Sou do tipo que acredita que não temos ou teremos nunca uma segunda chance na vida!
Assim, penso eu: AME, ODEIE, DESEJE, REALIZE... Tudo aqui e agora! Não haverá amanhã! Não espere...
Tomorrow can never come!!!!Do not wait to regret if tomorrow never comes!
Viva sua vida e sentimentos completamente!
Levando em conta estas premissas, conduzi minha vida! Vivi por 20 anos casada! E, pasmem-se, e acreditem se quiserem!
Feliz na maior parte destes 20 anos!
Não traí! Não fui traída!

Ao me separar, na ilusão de que estava "me conduzindo a um relacionamento moderno!" me deixei envolver em um relacionamento com um homem casado! por quem infelizmente também me apaixonei, mesmo que ele não valha um décimo desta paixao!"
Após algum tempo, tive a infelicidade de descobrir: que ele era traidoir CONTUMAZ, de uma TRAÍDA CONSCIENTE e conformada! Tendo como justificativas as seguintes pérolas "me trata como uma princesa, me mimando e trazendo jóias!"
Sinceramente, meu choque maior, depois de me CONSCIENTIZAR do tamanho de minha estupidez nesta altura de minha vida e experiencia em me envolver com alguém com tamanho nível de imaturidade foi em perceber, em quão "barato" algumas mulheres se vendem! Em especial sendo alguém linda, jovém e teóricamente com um mundo gigante a sua frente!
Mas aparentemente, com um medo ainda mais gigante de enfrentar intemperes e dissabores de uma vida sozinha!
Estou disposta nesta vida a amar e ser mada! Enfrentar o que isso traz de bom e de ruim!
Não estou e jamais estarei disposta a viver relações de mentiras! Enganar ou ser enganada e fazer de conta que não percebo!
A vida, a verdade é grandiosa demais para isso!
Não a tempo para meias verdades! A tempo sim para verdades inteiras, mesmo as que doeem,
A tempo para amor, sinceridade, honestidade!
Para Viver a base de mentiras, significa doença! Pessoas que precisam de tratamento!