quinta-feira, 25 de março de 2010

Covardia, Desespero ou Coragem?


Estou de volta.

Ontem em conversa com um amigo,ele me perguntava se eu conhecia uma certa pessoa, me mostrou a foto mas não me lembro de tê-la conhecido na época em que morava em Petrópolis. Ele me dizia que acabara de saber que ela havia se suicidado. Parei, fiquei um tempo olhando aquela foto e imaginando o que poderia ter levado aquela pessoa que parecia tão de bem com a vida, jovem, bonita, tomar uma atitude desta, tão radical....

Lembrei de uma menina que morava no meu prédio, quando eu tinha 11 anos. Eu estava no colégio e fomos liberados pois havia faltado energia. Quando cheguei em casa, tinham bombeiros, um monte de gente no prédio. Ela havia pulado pela janela e na queda havia derrubado os fios de alta tensão. Não devia ter mais do que 17 anos, isso não lembro direito. Lembro apenas que ela tinha um rosto sempre triste, fechado.

Li que houve um aumento de 60% de casos de suicidio nos últimos 45 anos e a tendência é de aumentar cada vez mais. Fora os casos que não são registrados.

Penso que a solidão é um dos males do século e isso faz com que as pessoas entrem em depressão, se isolem.É a doença da vida moderna. Passam a não ter mais perspectiva de nada, sentem-se frustradas, não encontram ânimo para mais nada, principalmente em viver. É uma tristeza absurda.Claro que não é apenas a solidão, mas uma série de acontecimentos que levam a isso.

Sabe, acho que devemos prestar mais atenção às pessoas que estão ao nosso lado. As vezes as pessoas estão com problemas e não sabem pedir ajuda ou tem receio de ouvir um "agora não tenho tempo, mas me liga e a gente conversa depois". Este depois pode ser tarde demais. Não sei se estou simplificando, mas acredito que o fato de ouvirmos, apenas isso, parar e ouvir alguém que está passando por um momento destes, já poderá ser de alguma ajuda.

Aquele que pensa em cometer um ato destes, pode não chegar para você e dizer: "vou me matar". Mas poderá chegar e dizer: "minha vida não vale mais nada, não vale mais a pena". Aí está o pedido de ajuda, cabe a nós tirarmos os tampões dos ouvidos e as vendas dos olhos e percebermos que aquela pessoa está pedindo socorro. Uma frase, uma palavra e até mesmo um olhar pode demonstrar o que esta pessoa está sentindo, o que está querendo dizer.

Sempre imaginamos que nunca irá acontecer com alguém próximo. Nunca se sabe. Por isso, vamos deixar de ser egoístas ou imaginar que somente nossos problemas são importantes. Claro que são importantes, mas alguém do nosso lado pode estar passando por um problema muito maior e não sabe como resolver, e nós podemos ajudar sem muito esforço. Sei bem o que é precisar conversar com alguém e não ter esse alguém.

Pensem nisso!

4 comentários:

Kall disse...

Oi prima que bom que voltou...qdo não vejo sua janelinha la mesmo que nao nos falemos sempre fico preocupada rs
Mas sei que ta numa correria por ai.
sabe que mais uma vez seu assunto veio a calhar essa semana ouvi isso de muitas pessoas...pessoas lindas,queridas querendo desistir da vida...logo numa semana onde não to muito por por problemas de saude na familai,onde a cabeça fica a mil...e fui sincera e até dura por assim dizer.
Prima tanta gente querendo viver,querendo mais um dia p realizar,conquisatar coisas e alguns querendo abandonar tudo ou por amor,ou por falta de perspectiva não aceito não sabia.
Não sou ninguem muito menos a dona da verdade mas nao da p entender algo assim por mais que fiquei horas conversando com uma dessas pessoas.
Tento de todo meu s2 ajudar pq ver uma pessoa se entrar por tão pouco(sim digo isso) pq apesar do pior que possamos estar passando nada VALE a nossa valiosa VIDA.
Que tempos são esses prima?
até onde a pressão diaria vai nos levar??
Até onde o sucesso,o dinehiro vale a pena se perdemos o mais precioso que é nossa vida e nossa paz??
São muitas perguntas e um certo medo de tudo.
Por isso devemos estar em contato com algo divino senao piramos mesmo.
Um beijo imenso e tenha um abençoado fds.

Delano Alexandria disse...

Suísidio!

Diriam os fortes que é um ato de covardia e os fracos que é um ato de coragem, é de difícil resposta!
Quem se suicida quer eliminar alguma dor e não a vida...
Pra mim é um ato de desespero e ausência total de Deus na vida da pessoa..
Agora bucha, é que a palavra de Deus nos fala, que o suicida no dia do juizo, não terá perdão!

Que coisa heim!!

Beijosss pra vc....

dctorxix disse...

colega de serviço 25 anos pulou da janela do 10 andar...foi cruel

até hoje me abala


dr x

Daniel Moraes disse...

O suicida é um fraco de cabeça e de espírito. Tenho uma opinião acerca disso, mas não dá pra escrever aqui. Tem texto novo no Sub Mundo. Bjus.

http://submundosemmim.blogspot.com