segunda-feira, 29 de março de 2010

Amizade



Somos seres individuas, certo? Certo.

Mas nesta individualidade somos seres que necessitam de outro ser...seja para uma amizade ou para outro tipo de relacionamento.

E como é importante um amigo...uma pessoa ao nosso lado que saiba o verdadeiro sentido da palavra amizade.

Muitos acham que ser amigo é aquele que está alí, do seu lado o tempo todo, te bajulando, falando coisas apenas que te agradem, se aproveitando de oportunidades, te chamando de lindinha, de "amiga" ( às vezes esta palavra na boca de alguém soa tão falso, não é??). As vezes somos obrigados a conviver com pessoas assim diariamente.

Amizade para mim não é isso. Tem um sentido bem mais amplo.

Nesta estrada que chamamos vida encontramos com muitos pseudos amigos. Amizade não surge do nada, surge das afinidades, da cumplicidade, do respeito. Não adianta forçar.

Não adianta idealizar, porque aquela pessoa que é a nossa grande amiga pode ser completamente diferente daquilo que imaginamos, cheias de defeitos mas também de muitas qualidades, assim como nós. Mas com todos os defeitos, qualidades e diferenças a amizade entre estas duas pessoas podem ser as mais fortes, especiais e verdadeiras que possam existir.

Existem pessoas que precisam de quantidade. Eu preciso de qualidade e as pessoas ( poucas ) que considero AMIGAS passaram em todos os testes de qualidade.

Confesso, não sou uma grande amiga se for colocar o quesito presença em jogo. Queria ser diferente. Queria não, eu quero e vou ser diferente, mas sei que tenho um defeito que vem se agravando nos últimos tempos que é esta minha reclusão, minha ausência.Desculpas como o tempo que dedico ao trabalho e a vontade de estar em casa e preguiça nas horas de folga são agravantes. Mas tenho pessoas especiais as quais considero demais e estas aceitam conviver com esse meu enorme defeito, pois sabem que a ausência não quer dizer que não as considero, que sabem que podem contar comigo na hora que precisar.

Amizade transcende distância, tempo ou ausência.

Quando digo sobre transceder tempo ou distância, tenho um exemplo real de que estes fatores não são impedimentos de se manter algum laço.

No ano passado, larguei a oportunidade de ir para um cruzeiro com tudo pago para vivenciar uma experiência maravilhosa que foi o reencontro com amigos da minha adolescência que há pelo menos 20 anos eu não encontrava. Não me arrependo.

Foi como entrar no túnel do tempo: o local, as pessoas, as lembranças....tudo excepcionalmente maravilhoso. Até mesmo as lembranças chatas não impediram de eu vivenciar aquele momento único. O abraço apertado, o carinho, a saudade, tudo tão intenso para quem foi de tão longe como eu e que precisava daquele momento para recarregar as baterias e acreditar que tudo vale a pena ou valeu a pena.

Amizade não tem preço. Mantê-las mesmo a distância também não.

O amigo se faz presente nas lembranças, nas atitudes, no carinho. Do que adianta ter alguém do seu lado que não está alí plenamente disposto a te dar o verdadeiro sentimento de amizade?

Vivemos em um mundo absurdamente materialista e nós acabamos esquecendo ou deixando de lado sentimentos verdadeiros. Queremos tanto TER, POSSUIR que acabamos esquecendo de simplesmente SER.

7 comentários:

Kall disse...

Prima mais uma vez concordo em genero,n° e grau com vc..rs(é quem te lê deve me achar sua maior puxa saco rsrs...mas ainda acredito que fomos separadas na maternidade rsrs)..mas amizade não é bajualão,elogios não o verdadeiro amigo te puxa as orelhas mas principalmente te da o colo qdo necessario,nesses últimos 25 dias minha vida não tem sido facil com meu pai doente e internado, e foi sim nesse momento de adversidade que vi com quem realmente posso contar seja aqui na net,seja aqui fora...e sabe que me surpreendi,pessoas que achei que nao tinha mais tanta afinidade foi as que mais ficaram comigo me levantando nessa momento, não queria pensar assim mas alguem falando comigo me disse que eu tinha que fazer isso cedo ou tarde e que fosse agora...então mesmo cabaleando o fiz rs.
Ainda não sei como agir diante dos que me decepionaram mas sei que tudo veio p me fortalecer e me amadurecer.
Amigos são afinidades acima de tudo,concordo com isso eternamente.
Uma semana linda e abençoada p vc minha prima,amiga querida que tanto gosto e admiro.
Ps: Vc não é falha sei que é apenas uma capa p se proteger afinal ja se decepcionou demais tb.

Lady disse...

Ah, que imagem linda!Amei!
É verdade tudo o que escreveu.
A amizade verdadeira é uma dádiva, mas a correria do dia-a-dia está nos distanciando um pouco dos amigos.
Precisamos valorizar mais as amizades enquanto temos a oportunidade.
Tenha uma tarde maravilhosa.
Bjs

Vinicius disse...

Boa tarde.Como cantava a eterna Elis Regina,"amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo no peito".
Voltarei mais vezes.
Muita paz e luz.
Abraço.

Jeanne disse...

"Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade."
( Stela Maris Blandino )
Feliz Páscoa!

Olavo disse...

Neste dia de Páscoa, gostaria de desejar a você muita paz e harmonia.

Que você tenha um reencontro consigo mesmo

e que as portas que Ele já abriu conduzam realmente a um caminho de muita luz,

renovação e libertação.



"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos que ama" (Jo 15, 13)

- disse Jesus.

E Ele assim fez.

Daniel Moraes disse...

Ter amizades é melhor que ter dinheiro. Quem tem amigos tem porto seguro. Tem texto novo no Sub Mundo. Bjus.

http://submundosemmim.blogspot.com

Liliana Cruz disse...

Olá Aninha!
Amei esse seu texto.
Encaixa exactamente em mim no que sinto.
Peço autorização para levar comigo algumas palavras.
Bjs