quinta-feira, 4 de agosto de 2005

PARA MUDAR É PRECISO CORAGEM

Estava lendo um artigo que fala sobre mudanças. Não tinha novidade nenhuma ali. O que ela diz eu já sabia, que o principal fator pra que a mudança ocorra, é coragem. Simples, não? Na verdade não é.

Eu, você e mais milhares de pessoas todos os dias pensam que necessitam mudar em algum setor da vida, seja pessoal, profissional, ou em algum relacionamento.Sente uma insatisfação que nos faz começar a repensar e pensar como realizar a tal mudança. Elas não vão ocorrer da noite para o dia,existe todo um processo que levará ao que se deseja. E para que esse processo realmente nos leve a algum lugar é necessário coragem.

A insegurança de dar o primeiro passo geralmente é o entrave. A oportunidade pode surgir ali, na nossa frente, mas a maldita insegurança vem para nos desencorajar e quando não é ela, podem ser os outros que estão ao nosso redor. Afinal, porque mudar se algo aparentemente está dando tão certo? Pode estar certo para os que assistem de camarote,da platéia, mas alí no palco da vida, onde nós somos os atores principais, sabemos que aquilo é apenas encenação, é apenas mais um ato do espetáculo chamado vida. Vida que pode se tornar mais agradável se conseguirmos tomar as atitudes que nos levará á nossa satisfação pessoal.

Um comentário que li essa semana em uma página de um amigo, me fez pensar em algumas coisas. Como é fácil, para nós que estamos de fora dar nossos pitacos na vida alheia e principalmente a respeito da vida de um casal.Como é fácil tomarmos partido de um ou de outro. Só que a realidade não é nossa.

Como podemos saber se A é a pessoa que fará B feliz. Como podemos saber se A é a única pessoa no mundo que irá se sacrificar por B ( e olha que vivemos em um mundo com milhões de pessoas). Como podemos dizer que A+B+C são um exemplo de pessoas que se amam e vivem em harmonia? Se B não está feliz, A acha que ele deve manter essa relação por tudo o que já viveram, pela família, pelo o que já fez. A e B vivem uma vida milimetricamente planejada, porque B é daquelas pessoas que seguem tudo dentro do que planejou.Surpresas não são tão bem vindas. Digo surpresas que possam mudar esse planejamento.

Mas voltando ao assunto mudança...

Eu não posso querer que as pessoas ajam de acordo com o meu modo de pensar. Mas isso não quer dizer que não deixe a minha opinião a respeito de relacionamentos desse tipo.

Até que ponto as pessoas devem manter algo apenas por gratidão, ou por tudo que o outro já fez? Sinceramente? Não acredito em relacionamentos assim.

Não estou aqui querendo dizer que a gratidão não deva existir. O que eu quero dizer é que tudo aquilo que passou vai ficar guardado, o sentimento de gratidão vai existir, mas daí manter uma relação por causa disso, em cima destas bases, acho falso demais e mesmo covarde. Covardia até mesmo com o outro.

É claro que ninguém quer perder o que se ama. Claro que não. Mas vale a pena ter alguém com a gente, que sabemos que não partilha mais do mesmo sentimento?

Eu sinceramente não consigo. Posso amar alguém, mas se eu perceber que somente eu estou vivendo essa relação, porquê irei manter? Satisfação pessoal? Não, para mim é egoísmo.

Posso sofrer, mas não há sofrimento que dure para sempre. Ou melhor, irá durar se cultivarmos. Mas caramba, a vida nos dá tantas oportunidades é só não deixá-las escaparem. Não ficarmos bitolados achando que somos injustiçados pela vida, ou que fulano foi responsável pelo nosso sofrimento.

Mudar não é fácil.

Enfrentar os obstáculos que a vida nos impõe todos os dias, muito menos.

Eu mesma, estou tentando mudar algumas coisas na minha vida. Sei o que deve ser mudado. Mas quando as oportunidades surgem, entro de cabeça. Posso até quebrar a cara, mas e daí? O importante é que tentei.

Afinal, a liberdade de mudar nós temos, é só darmos permissão para isso ocorrer

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Pela primeira vez entro em seu novo blog, já que não sabia o endereço...rs... bem, esse texto está fantastico. "Até que ponto as pessoas devem manter algo apenas por gratidão, ou por tudo que o outro já fez? Sinceramente? Não acredito em relacionamentos assim". Posso lhe dizer: também não acredito. Um abraço, até mais!

Anônimo disse...

FICOU LEGAL SEU NOVO CANTINHO ANINHA,PENA QUE MEU NAVEGADOR NAO TA ABRINDO SEU TEXTO NUM TAMANHO LEGAL,TO QUASE SEM ENXERGAR AS LETRINHAS,RSSS.BOA SEMANA PROCÊ.

Anônimo disse...

Mudar é um passo dificil.. mas quando não está bem .. nãoexiste outra opção a não seguir mudar os passos.. beijo enorem.. saudade de ti
**************
Meus Blogs
http://lavita.zip.net
http://comediavirtual.zip.net
http://jornalblogacional.zip.net

Anônimo disse...

pra tudo precisamos de coragem, pra mudar então nem se fala... o cantinho ta lindo... to voltando... n de todo mas to..rss.. beijos linda

Anônimo disse...

Pequenas modificações exercem um impacto maior na vida do que um grande esforço para mudar.
Espero que você esteja bem, lindona. Dias atrás lembrei-me de você. Proibiram os quiosques da lagoa a tocar música. Pode isto??? Parece que agora está tudo bem. E que fiquemos todos na santa pax-de-deux. Baci e ciao bella.

Anônimo disse...

é complicado mesmo. eu mesmo sabendo q nao se deve ter medo, tenho medo. medo misturado com ansiedade.
é dificil mas nao eh impossivel.
bejus

Anônimo disse...

Prima vc falou e disse tudo agora,mudar so depende da gente.
Hoje mesmo tive umanoticia que necessita de mudanças drsticas e so minha..rs,mas irei sobreviver.Demorei tanto pra ler esse post mas li no dia que mais precisei.Mil beijos.
Ah se der passa la no blog tentei falar sobre a guerra dos sexos..rs
Bjão.

Anônimo disse...

Aninha linda! Saudades de vc, de monte de coisas, mas como vc escreveu ai, mudanças! rs
Eu acho que retirei uma pele minha para nascer a segunda rs
Mudar é preciso, para que a vida, seu tempo não seja esmagado e seus sonhos não sejam perdidos!
Beijos com saudades de vc
kika
http://versos.corpos.zip.net/
http://comediavirtual.zip.net/
http://jornalblogacional.zip.net/

Anônimo disse...

Aninha, sou tão distraída que linkei vc em endereço errado e ficava fula da vida ao tentar entrar e cair num espaço super esquisito... Já arrumei e vim ve-la. Mudar não é fácil. Na verdade, me pergunto se alguém muda... acho que nós nos aprimoramos e revemos comportamentos, mas ninguém deixa de ser o que é na essência. Será? Um cafajeste sempre será um cafajeste? Bjkª da Elza

Anônimo disse...

Voltando para dizer que desejo muito sol na sua vida. Bom começo de semana. Baci e ciao bella.

Anônimo disse...

Atualizar que é bom...nada... neca...